Método: Dinâmico / Procedimental / Pré-determinado

O sentido das mensagens que transitam através dos mecanismos de interatividade do ciberespaço pode ser produzido a partir de diferentes processos. Podemos ter ambientes nos quais as mensagens são totalmente dinâmicas, ou seja, completamente abertas ao conjunto das possibilidades de significação que se apresentam aos agentes, tanto na produção quanto na apreensão dos discursos. Podemos ter também ambientes nos quais as mensagens são absolutamente pré-determinadas, a partir de um conjunto restrito de alternativas de interação, que se reproduzem de maneiras previamente concebidas em função das opções apresentadas aos agentes. Por último, podemos ter ambientes que comportam mensagens procedimentais, que, embora previamente determinadas por uma programação específica, compreendem um vasto número de possibilidades que não foram previamente conjuradas em si, mas, sim, previstas em potência pelo programador.

As significações dinâmicas são aquelas que, normalmente, operam através do diálogo entre um conjunto de sujeitos humanos, interagindo de maneira síncrona. As possibilidades humanas são sempre dinâmicas. Por mais que, por exemplo, possamos pretender restringir o discurso de operadores de atendimento ao cliente a um conjunto de possibilidades pré-determinadas de discurso, o homem sempre reserva a potência de interargir como bem entende. No outro lado da moeda, a tecnologia ainda não produziu nenhuma inteligência artificial que seja capaz de produzir significações absolutamente dinâmicas.

As significações pré-determinadas ocorrem em diversas situações. Na WWW, a maioria das interações envolve discursos previamente produzidos cujas capacidades de interatividade estão previamente descritas e cujas mensagens decorrentes também são estabelecidas a priori. A maior parte das comunicações homem – máquina também envolvem significações pré-determinadas, na medida em que a programação da máquina, normalmente, descreve um conjunto restrito de situações de interação possíveis e estabelece mensagens padronizadas a elas correspondentes.

As significações procedimentais estão mais presentes em jogos, MUD e algumas inovações tecnológicas que envolvem a programação de autômatos capazes de reagir a situações não previamente programadas. Conforme vimos acima, são máquinas capazes de responder a estímulos de interação com mensagens não padronizadas, engendradas a partir de regras e procedimentos que produzem textos originais, visto que inexistentes à sua programação. Estes programas podem atuar a partir de diversos mecanismos de interação, desde que as tecnologias implicadas se façam compatíveis.